ASPSP - Account Servicing Payment Service Provider
Índice | ||||
---|---|---|---|---|
|
1. Registrando um Banco
1.1. Visão Geral do Diretório
Os serviços do framework de confiança providos pelo Open Finance Brasil fornecem todos os serviços de descoberta necessários para que instituiçoes transmissores e receptoras interajam entre si, sem que seja preciso validar individualmente a autenticidade de cada participante.
Um Authorization Server ou AS, conforme definido por RFC 6749 - The OAuth 2.0 Authorization Framework, executa várias funções em um ecossistema de compartilhamento de dados como o Open Finance Brasil. Antes de prosseguir, certifique-se de que os conceitos de funções e responsabilidades definidos na RFC original sejam bem compreendidos. Além disso, certifique-se de que os conceitos, funções e responsabilidades definidos no OpenID Connect Core e como eles estendem os conceitos definidos no RFC 6749 são igualmente bem compreendidos.
1.2. Registrando um Authorization Server e OpenID Provider
Os bancos, geralmente grandes bancos, não serão uma entidade única do ponto de vista das operações de tecnologia. Eles podem ter marcas, segurança e infraestrutura de TI diferentes para diferentes segmentos de clientes, ou podem ter alguma infraestrutura de TI que ofereça suporte a várias marcas ou segmentos de clientes. Isso significa que o ecossistema técnico precisa ser flexível o suficiente para suportar uma ampla variedade de implantações de infraestrutura de bancos, garantindo que os serviços necessários possam ser descobertos por clientes de instituições receptoras que precisam interagir com ele.
...
Um cliente pode reconhecer o Authorization Server como um local com o qual normalmente faria interação com o seu banco.
O Authorization Server pode emitir tokens para os recursos e serviços que um cliente ou insituição receptora está procurando.
O Authorization Server das instituições transmissoras/detentoras de contas que atenda mais de uma marca deve aceitar mais de um cadastro (criação de client_ids) para um mesmo software statement. Caso a solução de Authorization Server não suporte este comportamento, deverá ser adequado para suportar múltiplas marcas e o cadastramento das marcas no diretório deverá sofrer apontamento de acordo com cada marca.
1.3. Registrando Recursos
Depois que um banco registra um Authorization Server, ele precisa anunciar para quais recursos, APIs ou serviços ele pode fornecer autorização.
...
Anunciar corretamente quais recursos são oferecidos por cada servidor é importante para atingir a escala prevista pelo Open Finance Brasil, além de ser fundamental para garantir que os clientes possam identificar seu serviço bancário facilmente e que as instituições receptoras possam encaminhar os clientes para o Authorization Server correto com base nos recursos protegidos por cada serviço.
2. Validando uma Solicitação de Registro de Cliente
Usando o OpenID Connect Discovery e a especificação de Dynamic Client Registration (DCR) do Open Finance Brasil. Uma instituição receptora pode registrar seu aplicativo em cada um dos Authorization Servers disponíveis no ecossistema.
2.1. Registro OpenID Connect e OAuth 2.0 Dynamic Client Registration
Consulte a Especificação de Dynamic Client Registration (DCR) do Open Finance Brasil para obter mais detalhes:
2.2. Processamento de declaração de software (Software Statement Assertion)
Consulte a Especificação de Dynamic Client Registration (DCR) do Open Finance Brasil para obter mais detalhes:
3.0 Validando um Pedido de Autorização
Consulte o Perfil de Segurançado Open Finance Brasil (Financial-grade API Security Profile) para obter mais detalhes:
...