Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Requisitos e Recomendações para implementação do fluxo CIBA 

  • O tempo de aceite / ação do Usuário Pagador sobre o pedido de Autorização recebido via CIBA deverá se manter o mesmo definido para o fluxo via Hybrid Flow, de 5 minutos.

  • Recomenda-se que os Participantes Detentores de Conta desenvolvam o fluxo com a possibilidade de tipificar/identificar unicamente transações realizadas via CIBA ou Hybrid Flow, permitindo o monitoramento e reporte dessas transações.

...

Opção 1: Iniciação de pagamento usando um Token de Identificação (id_token) na Iniciadora

O fluxo apresentado a seguir é de um caso de uso prioritário para pagamentos consecutivos com a conta cadastrada na iniciadora que foi priorizado.

Neste fluxo, assume-se que o Participante Iniciador de Pagamentos já possui um id_token que identifica o usuário (id_token conforme definido em https://openid.net/specs/openid-connect-core-1_0.html#IDToken ). O id_token pode ser obtido através de uma Iniciação de Pagamento prévia, se houver sido retornado na resposta da chamada ao recurso /token, onde se obtém também os access_token e refresh_token para o pagamento.

Para facilitar a implementação deste fluxo, esta especificação RECOMENDA que os Participantes Detentores incluam um passo na jornada de Confirmação de Pagamento para solicitar ao Usuário Pagador a geração de um id_token que será compartilhado com o Iniciador. Este passo poderá exibir ao usuário uma experiência que remeta ao conceito de “salvar conta para transações futuras”.Open Finance Brasil oferece um serviço de iniciação de pagamento, que requer o consentimento do usuário para cada transação

Diretrizes para essa opção:

  1. Iniciadores de pagamento e detentores de conta devem considerar o id_token, obtido no fluxo de FAPI Hybrid Flow como identificação de usuário e conta a ser utilizado em endpoint para recuperar token de autenticação do pagamento;

  2. O id_token deverá ter no mínimo 180 dias de expiração;

  3. Os iniciadores de pagamento deverão mostrar no fluxo de pagamento os dados do usuário e conta para ser selecionado, essa consulta poderá ser feita buscando os dados do endpoint de Consentimento de Pagamentos (GET /payments/v2/consents/{consentId}, dado /data/debtorAccount/number).

  4.  Utilizar como base de experiência o guia de UX onde existirá um checkbox para “salvar conta para transações futuras” (link do guia de UX e figma);

  5. O id_token deve ser utilizado na chamada de autorização através do parâmetro “id_token_hint”

...

Recomenda-se que o Participante Iniciador de Pagamentos exponha em sua interface uma identificação mascarada da conta utilizada na primeira transação, ao obter o id_token referente a essa conta. A identificação da conta pode ser obtida consultando o endpoint de Consentimento de Pagamentos (GET /payments/v2/consents/{consentId}, dado /data/debtorAccount/number).

Image Removed

Descrição do Diagrama de Sequência - Detalhamento do fluxo de Primeiro Pagamento com CIBA

Fluxo de BIND

Debtor (Usuário) inicia o processo de pagamento na iniciadora.

Na iniciadora, o debtor seleciona a detentora e os dados de pagamentos.
A iniciadora solicita ao usuário que informe o código de autorização de pagamento (padrão a definir) obtido na detentora.
O usuario deve ir até a detentora, realizar sua autenticação e fazer o fluxo de BIND do dispositivo, registrando um vinculo entre o dispositivo e a detentora de conta. Depois do BIND realizado com sucesso, a detentora emite um código e mostra na tela para o usuário.

O usuário volta para o ambiente da iniciadora e insere o código gerado. Nesse momento acontece o fluxo de autenticação MTLS, gerando o access_token e o atributo de consentimento.

*é importante ressaltar que o fluxo mencionado acima é premissa para que os próximos casos de uso sejam possíveis, pois por meio desse BIND é que registramos o dispositivo e salvamos o registro do usuário na Iniciadora. Ele só deve ser repetido em casos que o usuário mude de dispositivo ou detentora de conta.

Fluxo de Pagamentos com ID Token cadastrado na Iniciadora

Debtor (Usuário) inicia o processo de pagamento na iniciadora.

A iniciadora solicita ao usuário que informe o código de autorização de pagamento (padrão a definir) obtido na detentora.

O usuário volta para o ambiente da iniciadora e insere o código gerado. Nesse momento acontece o fluxo de autenticação MTLS, gerando o access_token e o atributo de consentimento.
Na requisicao de POST /bc-authorize/, adicionamos um campo que é o login_hint, com o OTP da detentora:
Exemplo:

Requisição

...

  1. Apenas o “poll mode” será utilizado para obter token para o envio do pagamento via endpoint bc-authorize.

  2. O cancelamento do id_token poderá ser realizado pela detentora de conta em casos de fraude ou por motivos de segurança.

Tabela de erros “HTTP 400 Bad Request”:

  1. invalid_request: The request is missing a required parameter, includes an invalid parameter value, includes a parameter more than once, contains more than one of the hints, or is otherwise malformed.

  2. invalid_scope: The requested scope is invalid, unknown, or malformed.

  3. expired_id_token_hint: The id_token hint provided in the authentication request is not valid because it has expired.

  4. unknown_user_id: The OpenID Provider is not able to identify which end-user the Client wishes to be authenticated by means of the hint provided in the request (id_token_hint).

  5. unauthorized_client: The Client is not authorized to use this authentication flow.

  6. invalid_id_token_hint: The id_token is invalid and can’t be used in the flow

  1. O cancelamento do id_token poderá ser realizado pela iniciadora de pagamentos em caso de fraude ou por motivos de segurança, através da remoção do id_token do cliente em sua base de dados. Com base nos protocolos FAPI e OIDF, apenas a remoção do id_token é suficiente para interromper o uso do fluxo CIBA, uma vez que,  após a remoção, a iniciadora de pagamentos não será capaz de referenciar o cliente.

  1. Validação dos parâmetros do payload

Parâmetros

Validações

iss

  • Authorization Server deve estabelecer identificador, ou conjunto de identificadores "iss" padrão para uso em transações CIBA.- Authorization Server não deve aceitar "iss" diferente de seu próprio identificador, ou conjunto de identificadores, padrão.

sub

  • Authorization Server deve verificar se o identificador "sub" em questão já foi emitido para um cliente/conta, e se está válido dentro de seus requisitos.

aud

  • Authorization Server não deve aceitar "aud" diferente do client_id de onde se origina a solicitação de autorização para o fluxo CIBA

exp

  • "exp" deve ser estabelecido conforme políticas de risco da intituição Detentora de Conta.- Authorization Server não deve aceitar solicitações de autorização cuja data/hora é maior que "exp".

iat

  • Sem validações específicas

auth_time

  • Sem validações específicas

nonce

  • Sem validações específicas para o AS

acr

  • Se presente, o AS deverá aceitar apenas valores iguais ou acima dos requisitos de autenticação da Detentora para autorizar transações de pagamento.

amr

  • Se presente, o AS deverá aceitar apenas valores iguais ou melhores que os requisitos de autenticação da Detentora para autorizar transações de pagamento.

azp

  • Authorization Server não deve aceitar "azp" diferente do client_id de onde se origina a solicitação de autorização para o fluxo CIBA

  1. Parâmetros para validação de assinatura

Todos os parâmetros devem estar presentes no cabeçalho (header) do JWT.

 

Parâmetros

Descrição

Valores recomendados

alg

O parâmetro "alg" (algoritmo) identifica o algoritmo criptográfico usado para proteger o JWS/JWE. O valor de Assinatura JWS não é válido se o valor "alg" não representar um algoritmo suportado ou se não houver uma chave compatível para uso do algoritmo associado à entidade que assinou digitalmente o conteúdo.

PS256 ou PS512

jku

O parâmetro "jku" (JWK Set URL) é um URI (RFC3986) que se refere a um recurso para um conjunto de chaves públicas codificadas em JSON, uma das quais corresponde à chave usada para assinar digitalmente o JWS. As chaves DEVEM ser codificadas como um JWK Set.

O protocolo usado para adquirir o recurso DEVE fornecer proteção de integridade; uma solicitação HTTP GET para recuperar o JWK Set DEVE usar o Transport Layer Security (TLS); e a identidade do servidor DEVE ser validada, de acordo com a Seção 6 da RFC6125. (OPCIONAL)

jwk

O parâmetro "jwk" (JSON Web Key) é a chave pública que corresponde à chave usada para assinar digitalmente o JWS. Essa chave é representada como uma chave JWK. (OPCIONAL)

kid

O parâmetro "kid" (Key ID) é uma indica qual chave foi usada para proteger o JWS/JWE. Este parâmetro permite que os remetentes sinalizem explicitamente uma mudança de chave para os destinatários. O valor "kid" DEVE ser uma string com distinção entre maiúsculas e minúsculas. Quando usado com um JWK, o valor "kid" é usado para corresponder a um valor de parâmetro "kid" do JWK. (OPCIONAL)

x5u

O parâmetro "x5u" (X.509 URL) é um URI (RFC3986) referente a um recurso para o certificado de chave pública X.509 ou cadeia de certificados (RFC5280) correspondente à chave usada para assinar digitalmente o JWS. (OPCIONAL)

x5c

O parâmetro "x5c" (X.509 Certificate Chain) contém o certificado de chave pública X.509 ou cadeia de certificados (RFC5280) correspondente à chave usada para assinar digitalmente o JWS. (OPCIONAL)

x5t

O parâmetro "x5t" (X.509 Certificate SHA-1 Thumbprint) é uma impressão digital SHA-1 codificada em base64url (hash) da codificação DER do certificado X.509 (RFC5280) correspondente à chave usada para assinar digitalmente o JWS. (OPCIONAL)

x5t#S256

O parâmetro "x5t#S256" (X.509 Certificate SHA-256 Thumbprint) é uma impressão digital SHA-256 codificada em base64url (hash) da codificação DER do certificado X.509 (RFC5280) correspondente à chave usada para assinar digitalmente o JWS. Pode ser utilizado alternativamente ao "x5t" (OPCIONAL)

typ

O parâmetro "typ" (Type) é usado pelos aplicativos JWS para declarar o media type (IANA.MediaTypes) deste JWS completo. Destina-se ao uso pelo aplicativo quando mais de um tipo de objeto pode estar presente em uma estrutura de dados do aplicativo que pode conter um JWS; o aplicativo pode usar esse valor para eliminar a ambiguidade entre os diferentes tipos de objetos que podem estar presentes. (OPCIONAL)

JWT

cty

O parâmetro "cty" (Content Type) é usado por aplicativos JWS para declarar o media type (IANA.MediaTypes) do conteúdo protegido (payload). Destina-se ao uso pelo aplicativo quando mais de um tipo de objeto pode estar presente no JWS Payload; o aplicativo pode usar esse valor para eliminar a ambiguidade entre os diferentes tipos de objetos que podem estar presentes.

ao invés de usar “application/example” usar “example”

crit

O parâmetro "crit" (Critical) indica que extensões para esta especificação e/ou [JWA] estão sendo usadas e DEVEM ser compreendidas e processadas. Seu valor é um array com os nomes dos Parâmetros do Cabeçalho presentes no Cabeçalho do JOSE que usam essas extensões.

 

Passo a passo para salvar id_token:

  1. Seguir fluxo descrito na página de Diagrama de Sequência 

  2. Na etapa de recebimento do code no redirect (redirecionamento de volta da detentora para a iniciadora) a iniciadora deve salvar o id_token que também vem nos parâmetros da url de redirect.

  3. Realizar o pagamento normalmente, pois apenas no próximo pagamento será possível realizar o fluxo sem redirecionamento CIBA

<<<<Replicar diagrama com ponto de atenção para salvar o id_token na etapa em que recebe o code, ver locallização abaixo >>>>

...

Passo a passo com o id_token salvo:

  1. Criação do consentimento;

  2. Resposta da criação do consentimento  com status awaiting_authorization

  3. Chamada ao Backchannel Authentication Endpoint do CIBA para autorização do consentimento:

Bloco de código
POST {BackchannelAuthenticationEndpoint} HTTP/1.1

 Host: {AuthorizationServer}

 Content-Type: application/x-www-form-urlencoded

...

scope=payment consent:[id_consent]&binding_message=<código_vinculo>
&client_notification_token=[8d67dc78-7faa-4d41-aabd-67707b374255]&login_hint=[OTP]

...



 scope=openid consent:urn:bancoex:C1DD33123&

 id_token_hint=eyJhbGciOiJSUzI1NiIsImtpZCI6IjE2Nzcy

    NiJ9.eyJpc3MiOiJodHRwczovL3NlcnZlci5leGFtcGxlLmNvbSI

    sInN1YiI6IjI0ODI4OTc2MTAwMSIsImF1ZCI6InM2QmhkUmtxdDM

    iLCJlbWFpbCI6ImphbmVkb2VAZXhhbXBsZS5jb20iLCJleHAiOjE

    1Mzc4MTk4MDMsImlhdCI6MTUzNzgxOTUwM30.aVq83mdy72ddIFV

    JLjlNBX-5JHbjmwK-Sn9Mir-blesfYMceIOw6u4GOrO_ZroDnnbJ

    XNKWAg_dxVynvMHnk3uJc46feaRIL4zfHf6Anbf5_TbgMaVO8icz

    D16A5gNjSD7yenT5fslrrW-NU_vtmi0s1puoM4EmSaPXCR19vRJy

    WuStJiRHK5yc3BtBlQ2xwxH1iNP49rGAQe_LHfW1G74NY5DaPv-V

    23JXDNEIUTY-jT-NbbtNHAxnhNPyn8kcO2WOoeIwANO9BfLF1EFW

    tjGPPMj6kDVrikec47yK86HArGvsIIwk1uExynJIv_tgZGE0eZI7

    MtVb2UlCwDQrVlg&

  1. Os campos devem ser codificados para url (URL Encoded). No exemplo foi deixado como plain text para facilitar o entendimento.
    O BackchannelAuthenticationEndpoint deve ser encontrado no .well-known da detentora.
    A iniciadora deve enviar o id do consentimento no campo scope junto com o scope openid

A detentora deverá validar o id_token de acordo com as tabelas referenciadas acima dos itens 9 e 10.

  1. Resposta do Backchannel Authentication Endpoint

Bloco de código
HTTP/1.1 200 OK

...



 Content-Type: application/json

...



 Cache-Control: no-store

 {

   "auth_req_id":

...

 "1c266114-a1be-4252-8ad1-04986c5b9ac1",

   "expires_in":

...

  120,

   "interval":    2

 }
  • auth_req_id: identificador da requisição de autenticação;

  • expires_in: tempo de expiração do auth_req_id em segundos, tempo máximo que a iniciadora poderá fazer o polling do /token;

  • interval: intervalo mínimo do polling no /token que deve ser maior que 2 segundo;

Nesse momento poderá ocorrer os erros descritos no item 7 das diretrizes descritos acima. 

  1. Ao receber a chamada do Backchannel Authentication Endpoint, a detentora deve informar o usuário sobre a solicitação de pagamento, utilizando o canal desacoplado (SMS, push notification, etc) de sua escolha para autenticar o cliente de acordo com suas políticas e autorizar o pagamento.

  2. Com o pagamento reconhecido pelo usuário a detentora muda o status do consentimento para authorized.

  3. Em posse do auth_req_id a iniciadora deve chamar o endpoint /token em um intervalo de tempo determinado pelo campo interval da resposta da chamada do Backchannel Authentication Endpoint para receber o access_token , id_token e o refresh_token do consentimento autorizado até um tempo limite determinado pelo campo expires_in da resposta. Esse é o modo poll da documentação CIBA listado acima. 

Bloco de código
POST {TokenEndpoint} HTTP/1.1

Host: {AuthorizationServer}

Content-Type: application/x-www-form-urlencoded

grant_type=urn:openid:params:grant-type:ciba&      // Mandatory

auth_req_id=1c266114-a1be-4252-8ad1-04986c5b9ac1   // Mandatory
  • Os campos devem ser codificado para url (URL Encoded). No exemplo foi deixado como plaintext para facilitar o entendimento.

  • grant_type: deve ser urn:openid:params:grant-type:ciba

  • auth_req_id: identificador da requisição de autenticação recebido na resposta da chamada do Backchannel Authentication Endpoint

  1. Enquanto a solicitação de pagamento não for autorizada pelo cliente, ou automaticamente no caso de uma solicitação subsequente já consentida pelo cliente, a detentora deve retornar uma resposta de erro com statusCode 403, E uma vez autorizada a solicitação de pagamento a detentora deve retornar uma resposta de sucesso com statusCode 200.

 Exemplo de resposta de sucesso conforme CIBA.Core1 10.1.1:

Bloco de código
HTTP/1.1 200 OK

Content-Type: application/json

Cache-Contro: no-store

{

  "access_token":  "9f312798-11e7-4e87-a143-b83bd1c2026f",

  "token_type":    "Bearer",

  "refresh_token": "c410670a-5cb9-4bef-aa0d-d5c30e3d33a3",

  "expires_in":    120,

  "id_token":      "eyJhbGciOiJSUzI1NiIsImtpZCI6IjE2Nzcy

    NiJ9.eyJpc3MiOiJodHRwczovL3NlcnZlci5leGFtcGxlLmNvbSI

    sInN1YiI6IjI0ODI4OTc2MTAwMSIsImF1ZCI6InM2QmhkUmtxdDM

    iLCJlbWFpbCI6ImphbmVkb2VAZXhhbXBsZS5jb20iLCJleHAiOjE

    1Mzc4MTk4MDMsImlhdCI6MTUzNzgxOTUwM30.aVq83mdy72ddIFV

    JLjlNBX-5JHbjmwK-Sn9Mir-blesfYMceIOw6u4GOrO_ZroDnnbJ

    XNKWAg_dxVynvMHnk3uJc46feaRIL4zfHf6Anbf5_TbgMaVO8icz

    D16A5gNjSD7yenT5fslrrW-NU_vtmi0s1puoM4EmSaPXCR19vRJy

    WuStJiRHK5yc3BtBlQ2xwxH1iNP49rGAQe_LHfW1G74NY5DaPv-V

    23JXDNEIUTY-jT-NbbtNHAxnhNPyn8kcO2WOoeIwANO9BfLF1EFW

    tjGPPMj6kDVrikec47yK86HArGvsIIwk1uExynJIv_tgZGE0eZI7

    MtVb2UlCwDQrVlg"

}
  1. Exemplo de resposta de erro conforme CIBA.Core1 11:

Bloco de código
HTTP/1.1 403 Forbidden

Content-Type: application/json

{

  "error": "authorization_pending",

  "error_description":

    "The user has not yet been authenticated, and the authorization request is still pending."

}

Possíveis erros:

Error Code

Error Description

authorization_pending

The user has not yet been authenticated, and the authorization request is still pending

slow_down

The authorization request is still pending, and the client must increase the interval for polling requests by at least x seconds

expired_token

The transaction (auth_req_id) has expired. The client must start over with a new Authentication Request

access_denied

The user did not consent to the authorization request

  1. Iniciação de pagamento pela iniciadora. Uma vez que a iniciadora recebeu o token e refresh_token do consentimento o fluxo segue igualmente feito no hybrid flow.

  2. A detentora ao receber a iniciação de pagamento e responder com status code igual a 201 ou 422 o consentimento deve ser consumido.

  3. A detentora responde a iniciação de pagamento como no Hybrid flow.

  4. A iniciadora consulta o status do pagamento com polling na rota de consulta como no Hybrid flow.

  5. A detentora responde com o status do pagamento atualizado como no Hybrid flow.

Diagrama de sequência com o id_token salvo:

<<<<Replicar o diagrama da etapa de salvar o token com as mudanças de chamadas descritas acima.>>>>