Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Índice
minLevel1
maxLevel6
include
outlinefalse
indent
exclude
typelist
class
printablefalse

O que é?

Um webhook é um mecanismo que permite que aplicativos ou serviços se comuniquem de forma assíncrona, enviando informações em tempo real de um aplicativo para outro. É uma forma de integração entre sistemas, onde um aplicativo pode notificar outro sobre eventos ou atualizações ocorridas.

O conceito básico do webhook envolve a definição de um ponto de extremidade (URL) em um aplicativo receptor, que fica esperando por solicitações de notificação. Quando ocorre um evento relevante no aplicativo remetente, ele envia automaticamente uma solicitação HTTP POST para o webhook do aplicativo receptor, contendo os dados relevantes do evento.

Por que será utilizado?

No contexto OpenFinance, utilizando o exemplo da API de Pagamentos, que utiliza como retorno o polling, ou seja, sempre que a Iniciadora realiza um pagamento, é necessário que seja realizado consultas (GET) em intervalos pré-definidos na Detentora, para identificar o status do pagamento.

...

Pensando na evolução do ecossistema, foi proposto a implementação de uma tecnologia assíncrona que pudesse reduzir a quantidade de polling que é realizado, reduzindo os custos operacionais entre as instituições.

Usabilidade

A usabilidade de um webhook é bastante ampla e flexível, e pode variar de acordo com a finalidade e contexto de uso. Aqui estão alguns exemplos comuns de casos de uso para webhooks:

...