ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações

Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual View Version History

« Anterior Versão 8 Próxima »

O responsável da DTO avaliará tecnicamente o incidente e decidirá por seguir a tratativa via estrutura de suporte DTO ou por mobilizar os líderes técnicos de acordo com a matriz de escalonamento das IFs para a abertura de uma Sala de Crise.

Sala de Crise

Sala de crise é uma reunião virtual estruturada e dedicada, onde um grupo convocado se reúne em resposta a incidentes críticos de negócios com impactos severos ao ecossistema. O objetivo principal é coordenar uma resposta eficaz e unificada, minimizando danos e restaurando a normalidade operacional.

Nesse espaço, os participantes trabalham de forma intensiva para avaliar a situação, tomar decisões rápidas e implementar ações estratégicas com o objetivo de minimizar danos, restaurar operações essenciais e/ou proteger a reputação dos envolvidos em caso de incidentes críticos.

Composição da Sala de Crise

 A composição da sala de crise é crucial para assegurar uma resposta eficiente e coordenada ao incidente de negócio. Cada Instituição Financeira deve designar representantes com conhecimento substancial e autoridade necessária para tomar decisões em nome de suas respectivas instituições.

Os representantes devem estar preparados para discutir detalhes técnicos e estratégicos, contribuir com informações relevantes e participar ativamente na formulação de soluções.

 Papeis e Responsabilidades dos participantes da Sala de Crise:

  • Incident Commander:  representante designado pelo DTO que atuará como moderador neutro e imparcial para facilitar as discussões. Responsável por convocar as Instituições Financeiras quando necessário, assegurando as credenciais adequadas dos participantes e garantindo canais necessários para condução da tratativa com segurança.

  • Representantes Autorizados: representantes autorizados pelas Instituições Financeiras preparados para discutir detalhes técnicos e estratégicos, contribuir com informações relevantes e participar ativamente na formulação de soluções.

Matriz de Escalonamento IFs (e-mails PTC - Primeiro Contato Técnico e STCV - Segundo Contato Técnico)

  • Grupo Técnico (GT):  se identificado que serão relevantes para a tratativa do incidente, podem ser convocados para colaboração mediante informações sanitizadas, em conformidade com as práticas de segurança.

  • Diretoria de Tecnologia e Operações (DTO): se identificado que serão relevantes para a tratativa do incidente, podem ser convocados para colaboração.

Comunicação

Diante da necessidade de tratar o incidente através de uma Sala de Crise e convocação dos envolvidos, o Incident Commander seguirá com o plano de comunicação para garantir transparência e ciência das tratativas realizadas.

Plano de Comunicação

image-20240724-134431.png

  • Sem rótulos