O controle de versão dos documentos de Segurança do Open Finance Brasil é composto pelos tipos de versionamento major, minor e patch. Os nomes e o formato de numeração utilizados pelos tipos de versionamento são idênticos aos utilizados no semantic versioning, no entanto, a definição utilizada diverge.
A seguir, as definições para cada um dos tipos de versionamento:
Major: Deve ser incrementada quando ocorrem mudanças substanciais que afetam significativamente o conteúdo, a estrutura ou o propósito do documento. Por exemplo:
Alterações nas políticas ou diretrizes de segurança que têm um impacto substancial nas operações ou no cumprimento das regulamentações;
Adição ou remoção de seções importantes no documento;
Mudanças que afetam a conformidade com regulamentos ou padrões de segurança e que necessitem de recertificação;
Mudanças significativas na abordagem ou estratégia de segurança;
vX.0.0
Minor: Deve ser usada para alterações relativamente pequenas que não impactam drasticamente a estrutura do documento, mas ainda são relevantes para manter a documentação atualizada e precisa. Isso pode incluir:
Atualizações de detalhes;
Adição de exemplos, ilustrações ou notas explicativas;
Pequenas revisões que não impactam a conformidade ou o significado do documento;
Mudanças que afetam a conformidade com regulamentos ou padrões de segurança de forma pontual e com baixo impacto nas atuais especificações;
v1.X.0
Versão Patch: Deve ser incrementada quando ocorrem correções de erros, esclarecimentos ou ajustes menores para resolver problemas menores na documentação de segurança. Por exemplo:
Correção de erros ortográficos ou gramaticais.
Correção de links quebrados
Esclarecimentos na redação de procedimentos de registro e rastreamento de acesso.
v1.0.X