O que significa a sigla P.C.M.?
PCM significa Plataforma de Coleta de Métricas. Saiba mais.
Onde podemos acessar a documentação da PCM?
A documentação está publicada na Área do Desenvolvedor dentro do portal Open Finance Brasil. Link direto: Plataforma de Coleta de Métricas
Qual é o SLA para envio de reportes à PCM?
Está em definição pelo GT Arquitetura. Podemos adiantar que é esperado que os dados tenham sido enviados durante o dia e conciliados entre os participantes até a manhã seguinte. Esta definição será publicada em um Open Finance Informa muito em breve.
Preciso enviar dados da versão 1 da Fase 2?
Não. Esta versão está sendo depreciada.
Precisarei enviar dados referentes a futuras APIs em estado deprecated?
Sim. A única exceção é a versão 1.x.x da Fase 2.
Como faço para referenciar as marcas acionadas?
Atualmente os dados enviados à PCM não são diferenciados por marcas, estão à nível da organização (organization-org-id).
Havia um problema em minha integração e eu enviei um dado errado. Consigo corrigir?
Está previsto um método PUT para que o participante corrija algum dado de sua responsabilidade, entretanto o processo administrado de resolução de divergências será definido futuramente, após aprendizados baseados nos eventos observados no MVP.
Qual é o escopo de endpoints que a PCM vai receber?
São todas as APIs hoje disponíveis no Open Finance Brasil. Elas são separadas em duas categorias:
...
Você encontra na especificação técnica da PCM uma lista detalhada com todos os endpoints e que quais papéis necessitam realizar envio quais tipos de telemetria. Saiba mais
Temos a necessidade de teste funcional ou certificação específica dos participantes para a PCM?
Não há pré-certificação. Está previsto para que a FVP (Ferramenta de Validação em Produção) envie telemetria à PCM sobre todas as requisições feitas, e, desta forma, será possível ter métricas relativas à conformidade da integração feita pelo participante em ambiente produtivo.
Podemos enviar dados de sandbox para a PCM?
Até 1/2/2023 será permitido o envio de dados não produtivos. Nós recomendamos que sejam enviados dados produtivos, a fim de se colaborar para testarmos a capacidade de pareamento real da plataforma.
Quais são os padrões de certificado de segurança que precisam ser adotados para se integrar à PCM?
A PCM utiliza o padrão de tokens OAuth2, na modalidade client_credentials. Deve-se utilizar, para tal, um certificado de transporte (mTLS) padrão Open Finance Brasil (BRCAC) atrelado a sua organização. Para detalhes, consulte a documentação técnica da PCM.
Minha instituição não possui BRCAC. Como faço para me integrar à PCM?
Você poderá utilizar o certificado emitido pelo Diretório de sandbox. Para sua plena operação e 1/2/23, uma alternativa está em definição pelo GT Arquitetura.
Qual é o prazo para se integrar à PCM?
Prazo estabelecido, conforme Open Finance Informa #282, para 1/Fev/2023.
Qual é o processo para correção de eventos com divergência de reportes com status PAIRED_INCONSISTENT ou UNPAIRED?
A PCM possui um métodos do tipo PUT, que deverão ser utilizados para a realização de reenvio de pontos de telemetria problemáticos e, desta forma, se aplique a correções. Neste momento, porém, não há definição de regras definidas sobre quais os casos em que o uso do PUT será permitido, pois o GT Arquitetura optou por elaborar tais regras baseado em estudo de casos reais, com dados reais, que ocorrerem em produção pós lançamento da plataforma.
Como é contabilizada a paginação?
Atualmente não é feita contabilização de paginações pela PCM. Será feito um estudo para adição do pagination-key como campo no additionalInfo.
Estou com uma dúvida que não está explicada nem na documentação neste FAQ. Como faço para fazer perguntas para especialistas em PCM?
Utilize o Service Desk. Uma nova categoria para centralizar as questões será disponibilizada nos próximos dias.