/
Especificação Técnica

Especificação Técnica

Introdução

A plataforma de Coleta de Métricas foi idealizada com o objetivo de contabilizar as interações entre as instituições participantes, de modo a promover um ambiente equitativo e não discriminatório. Se trata de uma plataforma localizada no perímetro central, gerida pelo regulador do ecossistema.

Motivação

Para que o ecossistema do Open Finance Brasil seja saudável para instituições e clientes finais, fez-se necessária a criação de uma plataforma que deverá concentrar dados sobre as chamadas que as instituições fazem umas às outras. Dessa forma, torna-se possível coletar informações com o objetivo de se criar métricas e indicadores a fim de se ter visibilidade sobre todo o ambiente.

No intuito de manter a integridade e consistência nos dados, o envio destes pelas instituições deverá passar por um processo de conciliação. Quando divergente, as instituições serão notificadas e terão a possibilidade de ajustar as chamadas, o que promove um ambiente saudável de auto-regulação, prevenindo assim uma disputa.

O que a plataforma não é

A plataforma recebe os dados de maneira póstuma, ou seja, dentro do período de fechamento, mas depois de a chamada concreta ter sido feita. Dada essa natureza, a plataforma não pode atuar como um agente que proíbe, bloqueia ou interfere nas interações entre as instituições.

Por mais que concentre informações importantes das chamadas entre as instituições, a plataforma não é uma ferramenta de BI, e o controle de acesso aos dados é feito em diferentes níveis (participante, regulador e administrador).

Premissas Técnicas

  • Tanto o envio por parte dos participantes quanto o processamento por parte da plataforma serão feitos de maneira assíncrona;

Terminologia

Os termos abaixo estão no contexto da Plataforma de Coleta de Métricas, que por sua vez está no contexto do Open Finance Brasil.

Client e Server

Em uma interação, a parte que solicita os dados é chamada de client, ao passo que a parte que devolve os dados é o server. Portanto, supondo que A faça uma consulta em B pelos dados de uma conta, esses dados vão ser transmitidos por quem recebeu a solicitação, e recebidos por quem a fez, nesse caso, "A" é o client e "B" é o server. Em contextos onde os termos "transmissor" e "receptor" são utilizados, eles passam a significar "server" e "client" respectivamente.

PCM

Acrônimo para Plataforma de Coleta de Métricas.

Reporte

No contexto da API de Coleta de Métricas, um reporte é o registro da chamada que será enviado tanto pelo server quanto pelo client. Esse registro será armazenado na Plataforma para posterior processo de conciliação de chamadas e extração de dados estatísticos.

Software Statement

Um participante do Open Finance é sempre identificador pelo seu organisationId (com "s"). Um organisationId um ou mais software statements, que identifica uma instancia de software autorizada a consumir os serviços do ecossistema.


Próximo: Reporte, Processamento e Divergências

Related content

Documentação da API
Documentação da API
Read with this
...Especificação Técnica
...Especificação Técnica
More like this
Reporte
Read with this
Lançamento Escalonado
Lançamento Escalonado
More like this
Manual de Integração
Manual de Integração
Read with this
Princípios
More like this