Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

Solução de erros na PCM 

Os erros enviados pelas APIs da PCM seguem um padrão de mensagem conforme o template abaixo:

<tipo do erro>: <detalhe do erro>

Quando múltiplos erros são enviados, eles são separados por ponto-e-vírgula (;).

A documentação da API contém a especificação detalhada sobre cada um dos campos.

Abaixo os tipos de erro, seus significados e princípios para investigação da solução.

Missing property 

Quando ocorre: quando uma das propriedades do JSON está faltando. O detalhe contém o atributo. 

Investigação para Solução: Verifique o Swagger da PCM e observe se está enviando todos os campos que são requeridos em cada papel (role). 

Invalid field value 

Quando ocorre: quando um valor pré estabelecido para um determinado campo não é respeitado. Exemplo: enviar o valor “OPTIONS” no campo httpMethod gera esse erro, uma vez que essa opção não está disponível dentre as previstas. O detalhamento informa o campo que tem o valor errado.

Investigação para Solução: Verifique o Swagger da PCM e observe se está enviando todos os campos conforme especificados.

Unlisted endpoint 

Quando ocorre: quando um endpoint que não está na lista de enums é enviado. O detalhe possui o nome do atributo que foi enviado pelo client. É uma especialização do tipo Invalid Field Value para o campo endpoint.

Investigação para Solução: verifique a planilha com lista de endpoint e observe se o endpoint que se está enviando está na lista. Um erro comum é o envio do path que foi chamado ao invés da entrada no enum de valores permitidos. Consulte a documentação do campo endpoint para maiores informações. 

Invalid payload format 

Quando ocorre: quando o payload não é um array.

Investigação para solução: envie os payloads sempre em formato de array, mesmo quando exista apenas um elemento.

Requester id mismatch with 

Quando ocorre: quando o organisationId de quem está enviando não é exatamente o mesmo do organisationId do contexto em questão: se a role for client, tem que bater com o clientOrgId, se for server, com serverOrgId. O detalhamento informa com qual role ele não coincidiu.

Investigação para solução: verifique se o certificado utilizado para se recuperar o token de acesso possui as informações da organização que está enviando o reporte. O organisationId utilizado para essa checagem é o que foi recuperado do atributo OU/OrganizationIdentifier do certificado no momento da geração do token.

Field type mismatch 

Quando ocorre: quando há divergência no tipo de dados esperado para um determinado campo. O detalhamento informa o campo que contém o erro, bem como o tipo de dados esperado.

Investigação para solução: verifique o tipo do dado de acordo com a documentação da API (swagger).

Additional property not allowed 

Quando ocorre: quando uma propriedade adicional que não está na especificação da API é enviada. O detalhamento informa o campo adicional.

Investigação para solução: remova os campos que não estejam definidos na API. Um erro comum é a escrita errada de um campo existente.

Report is too old

Quando ocorre: quando uma propriedade timestamp tem mais de 7 dias.

Investigação para solução: altere a propriedade timestamp para que o campo tenha data inferior a 7 dias.

  • Sem rótulos