Informações Gerais - Webhook - v1.1.0

O que é?

Um webhook é um mecanismo que permite que aplicativos ou serviços se comuniquem de forma assíncrona, enviando informações em tempo real de um aplicativo para outro. É uma forma de integração entre sistemas, onde um aplicativo pode notificar outro sobre eventos ou atualizações ocorridas.

O conceito básico do webhook envolve a definição de um ponto de extremidade (URL) em um aplicativo receptor, que fica esperando por solicitações de notificação. Quando ocorre um evento relevante no aplicativo remetente, ele envia automaticamente uma solicitação HTTP POST para o webhook do aplicativo receptor, contendo os dados relevantes do evento.

Por que será utilizado?

No contexto OpenFinance, utilizando o exemplo da API de Pagamentos, que utiliza como retorno o polling, ou seja, sempre que a Iniciadora realiza um pagamento, é necessário que seja realizado consultas (GET) em intervalos pré-definidos na Detentora, para identificar o status do pagamento.

O consumo de informações pelos participantes do Open Finance é feito através de diversas consultas (polling), onde um participante busca avaliar se houve alguma atualização no estado de um recurso, dessa maneira eleva-se de forma significativa o consumo da infraestrutura das instituições participantes do Open Finance.

Pensando na evolução do ecossistema, foi proposto a implementação de uma tecnologia assíncrona que pudesse reduzir a quantidade de polling que é realizado, reduzindo os custos operacionais entre as instituições.

 

Webhook

 

Usabilidade

A usabilidade de um webhook é bastante ampla e flexível, e pode variar de acordo com a finalidade e contexto de uso. Aqui estão alguns exemplos comuns de casos de uso para webhooks:

  1. Integração de sistemas: Webhooks são frequentemente usados para integrar diferentes sistemas e serviços, permitindo a troca de informações em tempo real. Por exemplo, um sistema de comércio eletrônico pode usar webhooks para notificar automaticamente um sistema de gerenciamento de estoque sempre que um produto for vendido, para que o estoque seja atualizado imediatamente.

  2. Monitoramento de eventos: Webhooks também podem ser usados para monitorar eventos e receber notificações quando ocorrerem. Por exemplo, um sistema de monitoramento de servidores pode receber webhooks para alertar imediatamente a equipe de operações quando um servidor ficar offline.

  3. Integração com serviços de pagamento: Um serviço de pagamento online pode usar webhooks para notificar automaticamente um sistema de gerenciamento financeiro sobre transações concluídas, permitindo a atualização imediata das informações de contabilidade.

  4. Notificações em tempo real: Plataformas de mensagens instantâneas ou redes sociais podem utilizar webhooks para enviar notificações em tempo real para um aplicativo externo sempre que uma nova mensagem for recebida.

  5. Atualização de status de envio: Empresas de logística e entregas podem utilizar webhooks para fornecer atualizações em tempo real sobre o status de envio de pacotes, como mudanças de status (enviado, em trânsito, entregue), informações de rastreamento e horários estimados de entrega.