ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações

Informações Gerais - Webhook - v1.0.0-beta.2

 

Nessa sessão será possível encontrar orientações sobre quais eventos de resposta que a detentoras de conta devem repassar para iniciadora de pagamentos referente ao processamento de um pagamento na máquina de estado do pagamento: Consentimento e na máquina de estado do pagamento: Arranjo Pix na adoção do Webhook.

Obrigatoriedade do Webhook

Adoção do Webhook pelas instituições e para o ecossistema geram diversos benefícios, quando relacionados ao número de chamadas gerando otimização do ecossistema do Open Finance Brasil.

A implementação da funcionalidade das notificações por Webhook é:

  • Obrigatória para as detentoras de conta

  • Opcional para as iniciadoras de pagamento. Quando a iniciadora optar por implementar as notificações por Webhook deverá realizar o cadastro da URL no diretório central e demais procedimentos detalhados no guia do diretório.

Notificação sobre consentimento: POST /payments/[Versão da API]/consents/{consentId}

Os eventos que acionarão notificações na máquina de estados do consentimento do pagamento serão os status REJECTED e CONSUMED.

Eventos que acionarão notificações na máquina de estados do pagamento: Consentimento

Notificação sobre pagamento: POST /payments/[Versão da API]/pix/payments/{paymentId}

Os eventos que acionarão as notificações via Webhook na máquina de estados pagamento: Arranjo Pix da API de Iniciação de Pagamentos serão: ACSC, RJCT, CANC, PATC, PDNG e SCHD.

Eventos que acionarão notificações na máquina de estados do pagamento: Arranjo Pix

Notificações do Webhook

O consumo de informações pelos participantes do Open Finance Brasil é feito através de diversas consultas (polling), onde um participante busca avaliar se houve alguma atualização no estado de um recurso, dessa maneira eleva-se de forma significativa o consumo da infraestrutura das instituições participantes do Open Finance Brasil.

No diagrama de exemplo abaixo, é possível identificar como será o comportamento da Iniciadora de pagamentos no processo de consulta de um pagamento.

A detentora de contas envia uma notificação à instituição iniciadora de pagamento informando que ocorreu uma mudança significativa da máquina de status da API e que a mesma deverá consultar o pagamento para obter mais informações.

Exemplo:

Premissas

  • O payload será composto pela informação do timestamp do momento da alteração da situação do pagamento;

  • A detentora de conta deve encaminhar o paymentId para iniciadora pela URL.

Em caso de falha de notificação

A iniciadora de pagamentos, ao perceber que não está recebendo as notificações oriundas da detentora de contas, poderá utilizar os endpoints de consulta para obter informações sobre o andamento de uma determinada transação do consentimento e/ou pagamento.

ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações