ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações

...Especificação Técnica

Introdução

A plataforma de Coleta de Métricas foi idealizada com o objetivo de contabilizar as interações entre as instituições participantes, de modo a promover um ambiente equitativo e não discriminatório. Se trata de uma plataforma localizada no perímetro central, gerida pelo regulador do ecossistema.

Motivação

Para que o ecossistema do Open Finance Brasil seja saudável para instituições e clientes finais, fez-se necessária a criação de uma plataforma que deverá concentrar dados sobre as chamadas que as instituições fazem umas às outras. Dessa forma, torna-se possível coletar informações com o objetivo de se criar métricas e indicadores a fim de se ter visibilidade sobre todo o ambiente.

No intuito de manter a integridade e consistência nos dados, o envio destes pelas instituições deverá passar por um processo de conciliação. Quando divergente, as instituições serão notificadas e terão a possibilidade de ajustar as chamadas, o que promove um ambiente saudável de auto-regulação, prevenindo assim uma disputa.

O que a plataforma não é

A plataforma recebe os dados de maneira póstuma, ou seja, dentro do período de fechamento, mas depois de a chamada concreta ter sido feita. Dada essa natureza, a plataforma não pode atuar como um agente que proíbe, bloqueia ou interfere nas interações entre as instituições.

Por mais que concentre informações importantes das chamadas entre as instituições, a plataforma não é uma ferramenta de BI, e o controle de acesso aos dados é feito em diferentes níveis (participante, regulador e administrador).

Premissas Técnicas

  • Tanto o envio por parte dos participantes quanto o processamento por parte da plataforma serão feitos de maneira assíncrona;

Terminologia

Os termos abaixo estão no contexto da Plataforma de Coleta de Métricas, que por sua vez está no contexto do Open Finance Brasil.

Client e Server

Em uma interação, a parte que solicita os dados é chamada de client, ao passo que a parte que devolve os dados é o server. Portanto, supondo que A faça uma consulta em B pelos dados de uma conta, esses dados vão ser transmitidos por quem recebeu a solicitação, e recebidos por quem a fez, nesse caso, "A" é o client e "B" é o server. Em contextos onde os termos "transmissor" e "receptor" são utilizados, eles passam a significar "server" e "client" respectivamente.

PCM

Acrônimo para Plataforma de Coleta de Métricas.

Reporte

No contexto da API de Coleta de Métricas, um reporte é o registro da chamada que será enviado tanto pelo server quanto pelo client. Esse registro será armazenado na Plataforma para posterior processo de conciliação de chamadas e extração de dados estatísticos.

Software Statement

Um participante do Open Finance é sempre identificador pelo seu organisationId (com "s"). Um organisationId um ou mais software statements, que identifica uma instancia de software autorizada a consumir os serviços do ecossistema.


Próximo: Reporte, Processamento e Divergências

ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações