/
Volume de requisições com status code HTTP 529

ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações

Volume de requisições com status code HTTP 529

Controle de versão

Versão

Data

Resumo das alterações

1

31 de jan. de 2025

Versão inicial

Introdução e Objetivos

Esta métrica visa monitorar as requisições que excederem os limites de TPS e que devem ser respondidas com status code HTTP 529 (Site is overloaded). A Estrutura de Governança do Open Finance visa, com esta métrica, fornecer informação sobre a infraestrutura das instituições provendo APIs no Open Finance que deve ter a capacidade de, no mínimo, atender a 300 requisições simultâneas por segundo (TPS).

Sobre a Métrica

A métrica se baseia no volume de requisições excedentes que retornam o status code HTTP 529.

Metodologia Simplificada

Para fins de monitoramento deste item, o período de apuração será mensal, conforme orientado pelo Manual de Monitoramento do Open Finance Brasil.

A metodologia adotada para o monitoramento do volume de requisições com status code HTTP 529 avalia se, diariamente, esse volume é inferior a 0,5% das requisições válidas.

Aspectos Técnicos

  • Excluir chamadas com status 'PAIRED_INCONSISTENT' e ‘DISCARTED’ 

  • Considerar as requisições válidas que retornam status code da faixa 2XX, 5XX, igual a 408 ou igual a 422 

Interpretação dos Resultados

Para fins do processo de monitoramento, o período de apuração referente a este item é mensal e a análise de desconformidade é feita por conglomerado.

Considera-se que uma determinada instituição participante está em conformidade caso tenha respeitado o limite de 0,5% em pelo menos 90% dos dias do mês de referência, arredondando-se para o número inteiro mais próximo, desde que o volume diário de requisições com status code HTTP 529 dos demais dias não tenha sido superior a 5%.

 

Exemplo Ilustrativo

Para ilustrar as condições de conformidade e desconformidade, considere o seguinte exemplo:

O Banco ABC, com uma capacidade inicial de 300 TPS, recebeu um pico de 350 TPS em 05/12. As 50 requisições excedentes retornaram o status HTTP 529, totalizando 0,54% das requisições válidas naquele dia. Isso exige um aumento imediato da capacidade para 450 TPS. 

Ainda no mês de dezembro, o Banco ABC teve 28 dias dentro do limite de 0,5%, 2 dias com valores entre 0,51% e 5%, e 1 dia crítico com 6,2%. Como violou o limite de 5% em um dia, foi classificado como não conforme, mesmo tendo 90% dos dias dentro do padrão.

 

Dados e Fontes

Para o cálculo da métrica, utiliza-se um conjunto diversificado de dados provenientes de diferentes fontes. A principal fonte informacional é a Plataforma de Coleta de Métricas (PCM), que consolida os dados a partir dos reportes enviados pelas instituições participantes. Além disso, as planilhas auto reportadas pelas instituições são integradas e consolidadas na Plataforma Analítica de Dados (PAD), um repositório centralizado que serve como base para a análise e avaliação da métrica. Essa combinação de dados provenientes da PCM e das planilhas auto reportadas permite uma avaliação precisa da métrica e um monitoramento efetivo do desempenho e disponibilidade das APIs no contexto do Open Finance.

Limitações e Considerações

Atualmente, não há visibilidade ou conhecimento de limitações ou considerações adicionais para esta métrica. A análise será continuamente revisada e aprimorada conforme novos dados e informações se tornem disponíveis.

Responsável pela Aprovação

GT Arquitetura

 

Related content

ESTE É UM CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO VERSÃO FINAL!
Clique aqui para maiores informações